Curiosidades sobre a vida marinha - Aranha do mar - cavalo marinho - moluscos como polvo, lesma do mar, Lulas comuns, gigantes e lula-vampiro entre outros - EQUINODERMAS - Estrelas do Mar, bolachas da praias ofiuróides, pepino do mar, ouriços - CURIOSIDADES sobre os oceanos

Curiosidades sobre a vida marinha

  Maravilhas da Vida Marinha

VOCÊ SABIA?...
  1. que as menores algas que quase não conseguimos enxergar são as que produzem mais oxigênio?
  2. que a o mar só é azul por causa da cor do céu?
  3. que os peixes de 500 milhões de anos atrás não tinham escamas, nadadeiras ou maxilares, porém já era invertebrados?
  4. que as baleias e golfinhos têm o sangue quente, porém não têm pêlo como as focas?
  5. que as lulas e polvos têm a visão aguçada e um cérebro grande com reações rápidas?
Você sabe tudo sobre a vida marinha? 





Cavalos-marinhos fazem parte da família dos peixes
VERDADEIRO
Parto do cavalo marinho


Cavalos-marinhos são peixes. Como não nadam bem, costumam se enroscar em algas e plantas, enquanto sugam da água animais minúsculos para comer.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
Os cavalos-marinhos vivem nas águas de mares localizados em regiões de climas temperado e tropical
O cavalo-marinho é uma espécie de peixe que possui a capacidade de mudar de cor
Para movimentar-se pela água usam a vibração das barbatanas dorsais
A época de reprodução da fêmea ocorre na estação da primavera. Ela bota diversos ovos que são fertilizados pelo macho que os guarda numa bolsa (base da cauda) até o momento do nascimento
A alimentação basea-se em: pequenos vermes, moluscos, crustáceos e algumas espécies de planctons
O alimento é sugado pelo cavalo-marinho através de seu fucinho tubular
Possuem dois olhos e a capacidade de mexer um independente do outro
Nadam na posição vertical
O corpo é coberto com placas em anel e possuem espinhos na nadadeira dorsal
São utilizados em áquarios ornamentais de água salgada, porém necessitam de cuidados especiais para sobreviverem

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
:


Comprimento: 15 cm aproximadamente
Cor: amarelo, vermelho, marrom (possui a capacidade de mudar de cor)
Peso: em média de 50 a 100 gra
mas

ARANHAS DO MAR

A aranha-do-mar é uma espécie de aranha que se adaptou às águas salgadas

FALSO
Esse bicho na verdade é um caranguejo e não faz parte da família das aranhas, apesar do apelido. Há mais de mil espécies de aranhas-do-mar pelo mundo, com tamanhos e formatos variados. Elas são mestres em camuflagem e podem até mudar de cor para escapar de ameaças.

   CRUSTÁCEO ARANHA DO MAR

_________________________________________________________________________________
Para se proteger, algumas lesmas-marinhas comem animais venenosos
VERDADEIRO
É uma estratégia especial das lesmas-do-mar: ao comer invertebrados venenosos, elas guardam toxinas em seu próprio corpo. Então, se algum peixe tentar mordê-las, é afetado pelo veneno e desiste do almoço indigesto.
Por terem o corpo mole, os polvos são alvos fáceis para predadores
FALSO
Os polvos são inteligentes e se defendem bem. Graças ao corpo mole, podem se dobrar e se enrolar para entrar em buracos para se livrar dos perigos.
Os polvos são moluscos marinhos da classe Cephalopoda e da ordem Octopoda, que significa "oito pés". Possuem oito braços com fortes ventosas dispostas à volta da boca.
O polvo macho pode ser pequeno, mas é brigão. O que falta a ele em tamanho, sobra em criativas táticas de defesa. Ele é conhecido por roubar os tentáculos venenosos da água-viva caravela e mantê-los como uma espada improvisada para evitar predadores. O polvo pode fazer isso porque é imune ao veneno das águas-vivas.
Muitos homens fogem da idéia de marcar um encontro com mulheres que sejam alguns centímetros mais altas do que eles. Imagine, então, como um homem se sentiria em marcar um encontro com alguém que tem 100 vezes o seu tamanho.Para o polvo macho, ser menor que sua parceira é simplesmente um modo de vida. Polvos machos totalmente crescidos podem ter somente dois centímetros e pesar menos de um grama. Enquanto isso, as fêmeas podem alcançar mais de 2 metros e pesar 45 kg. Isso significa que a fêmea é 40 mil vezes mais pesada do que o macho.O polvo é só um exemplo fascinante da ordem dos octópodes (octopoda). Octopi, octopods, octopuses e outras variações são todas usadas pelos cientistas. Variando em tamanho para um polvo macho e pesando 1/4 de grama até o recorde do polvo gigante do Pacífico com 272 kg, o maior dos invertebrados tem surpreendido e divertido os pesquisadores por anos.Neste artigo, você vai descobrir porque novas lentes de câmeras são padronizadas seguindo o modelo dos olhos do polvo e como um polvo fêmea de Seattle conseguiu o nome de Lucretia McEvil. Mas, primeiro, vamos dar uma olhada no estilo singular do corpo do polvo.


Todo o mistério e a beleza do Polvo



Enviado em 22/01/2008
O Polvo é uma das atrações do Projeto Viva a Vida Aquática que acontece no CPPOM (Centro de Produção e Propagação de Organismos Marinhos), em Guaratuba, Paraná. Além dele, estão em exposição caranguejos, siris, cavalos-marinhos, peixes e outros. O Projeto visa conscientizar os veranistas e moradores da região na Educação Ambiental e conta com o apoio da PUC-PR e também do Instituto de Desenvolvimento de Educação Ambiental (IDEA).
  • Categoria

  • Licença

    Licença padrão do YouTube




























Enviado em 03/03/2011
Essa cena aconteceu em um aquário de Seattle, nos EUA, onde tubarões com até 120 cm foram inexplicavelmente sumindo...



Polvo octopus escapa com facilidade do barco que o capturou


          polvo escapa e se esconde com destreza          

Incrível polvo e a garrafa de cerveja


Nascimento de polvos Flamboyan incrível capturado na câmara 


                                            POLVO GIGANTE DO PACÍFICO                                        

COMO SE REPRODUZ UM POLVO DO PACÍFICO



OUTRO MOLUSCO CURIOSO 
 LULA VAMPIRO
O que a lula vampiro realmente come
LULAS





EQUINODERMAS

  • Estrela-do-mar

    Asteroidea é uma classe de equinodermos conhecidos por estrelas-do-mar ou asteróides. Como todos os caladificanicos, as estrelas–do–mar são animais marinhos. Wikipédia


    Elas têm um buraco embaixo do corpo que não pode ser considerado uma boca porque não tem dentes ou língua. Para se alimentar, a estrela-do-mar lança o estômago para fora do corpo, por esse buraco, e envolve a presa. Então, libera líquidos que digerem o alimento. Depois, ela recolhe o estômago, onde os nutrientes serão distribuídos para todo o corpo.

    CARACTERÍSTICAS - As estrelas-do-mar constituem um grupo particular de animais marinhos, que compreende cerca de 1500 espécies presentes em quase todas as latitudes. É um equinodermo pentâmero, com um disco central e braços dispostos radialmenteA sua superfície aboral ou superior é geralmente coberta de espinhos calcários, os quais são partes do esqueleto, dando um aspecto rijo e áspero se eretos, ou suave e liso quando achatados. Locomove-se com os pés ambulacrários. Se colocada com a região oral para cima, a estrela-do-mar dobra os braços até encontrar apoio para os pés ambulacrários e desvira o corpo para que a região oral fique voltada para baixo. A boca encontra-se no centro da superfície oral, virada diretamente para o substrato, rodeada por cinco mandíbulas triangulares de placas múltiplas. Não possuem dentes e a boca está geralmente protegida por uma espécie de armadura formada pelos espinhos mais internos dos sulcos ambulacrários. Um sulco ambulacrário mediano, orlado de espinhos, estende-se ao longo da superfície oral de cada braço e dele se projetam muitos pés ambulacrários, dispostos em duas ou quatro séries. Pequenas brânquias dérmicas (pápulas ou papilas) projetam-se da cavidade do corpo entre os espinhos para a respiração e excreção.

    Ao redor dos espinhos e pápulas há diminutos pedicelários em forma de pinça, que têm como função manter a superfície do corpo livre de detritos e de pequenos organismos, podendo auxiliar ainda na captura de alimento. Na extremidade de cada braço há um tentáculo mole, tátil e uma mancha ocelar, sensível à luz. O orifício retal é uma abertura diminuta próxima ao centro da superfície aboral e nas proximidades da placa madrepórita.

    REPRODUÇÂO: Sexuada com libertação dos gametas na água e posterior fertilização externa. O ovo fecundado geralmente desenvolve-se numa larva livre-natante de simetria bilateral que sofrerá no decurso do seu desenvolvimento a metamorfose mais complicada para se transformar num adulto de simetria radial.
    Este não é o único método de reprodução entre as estrelas-do-mar, algumas delas têm a capacidade de se reproduzirem assexuadamente por fissão, um processo de divisão do corpo que resulta em novos indivíduos completos e funcionais geneticamente semelhantes à “estrela-mãe”.
    Esta reprodução assexuada ocorre quando uma estrela se fragmenta, voluntariamente ou não, perdendo um dos seus braços com cerca de 1/5 do disco central, a estrela-do-mar “mãe” tem a capacidade de regenerar o braço perdido, e o braço perdido tem a capacidade de originar uma nova estrela-do-mar.
    ALIMENTAÇÃO: Algumas são necrófagas, alimentando-se de peixes e invertebrados mortos, outras ainda são detríticas alimentando-se da matéria orgânica e organismos microscópicos presentes no sedimento, ou ainda suspensívoras alimentando-se de partículas em suspensão.
    A eversão ou desenvaginação do estômago durante o processo de alimentação é característico das estrelas-do-mar carnívoras:no caso dos bivalves, a estrela-do-mar coloca-se sobre a presa e com a força dos seus braços e dos seus pés ambulacrários exerce uma pressão crescente (pode atingir 1,3 kg) sobre as valvas do bivalve cujo músculo adutor ao fim de algum tempo se cansa e relaxa.
    Com uma abertura mínima 0,1 mm) a estrela everte o seu estômago para o espaço criado pela abertura das valvas, que então envolve as partes moles do corpo do bivalve e inicia a digestão propriamente dita. Após a alimentação o estômago é recolhido por contração e relaxamento dos músculos do corpo.
    A importância ecológica das estrelas-do-mar, nomeadamente das espécies mais abundantes, é bastante considerável devido ao seu papel de “predador do topo da cadeia alimentar”: podem alterar a composição das espécies de uma zona intertidal ou de qualquer nicho ecológico, podem provocar sérios danos em recifes de coral.
    importância econômica das estrelas-do-mar é considerável, principalmente pelosprejuízos provocados pela voracidade destes animais, que são consideradas pragas na ostricultura e nas culturas de outros bivalves, sendo necessário proceder à sua remoção manual para evitar prejuízos elevados. Em determinados países, por exemplo na Dinamarca, faz-se o aproveitamento das estrelas assim removidas para ração animal, nomeadamente de aves. Fonte: Portal S.Francisco


    ESTRELA DO MAR ATACA UMA OSTRA PARA SE

     ALIMENTAR
    LOCOMOÇÃO DA ESTRELA PELO VIDRO DO AQUÁRIO


    PÉS AMBULACRAIS DA ESTRELA DO MAR




    Estrela Girassol Devora Ofiúros e Ouriços




    COMO SE COME OURIÇOS DO MAR

    VIDA DA BOLACHA DO MAR
    PEPINO DO MAR


    DOCUMENTÁRIO NATIONAL GEOGRAFIC
    A CAÇA AOS EQUINODERMAS ANIMAIS COM ESPINHOS NA PELE

       CRINÓIDES nadando
    CONCHAS MARINHAS

     LINDÍSSIMOS CAPRICHOS DA NATUREZA

    CUSTAM VERDADEIRAS FORTUNAS

    Publicado em 09/05/2012
    Jóias da Natureza - Pérolas, As Rainhas das Pedras (TV Escola)

    Episódio da série "Jóias da Natureza", que mostra as tradições culturais por trás de preciosidades da natureza como pérolas, ouro, âmbar e diamantes e relação do homem com as pedras preciosas. Cada episódio trata de um desses tesouros numa viagem pelas civilizações dos quatro cantos do mundo.

    CULTIVO DE OSTRAS EM FLORIANÓPOLIS SANTA CARTARINA
    MARICULTURA
    Confira a Criação de Ostras em Santa Catarina

    OSTRAS  DE  MANGUE
    Enviado em 22/10/2007
    Uma equipe do Instituto Larus mergulha na foz de alguns rios da Floresta Atlântica e encontra as grandes ostras de mangue.
    CUIDADOS NA PRODUÇÃO


    Enviado em 12/02/2008
    Vídeo sobre a produção de Ostras na grande Florianópolis. Trabalho produzido durante a disciplina de Educação Mediada por Tecnologias do Curso de Pós Graduação em Educação Científica Tecnológica.

    Publicado em 04/07/2013
    Viajar do Havaí ao Amazonas e à Etiópia e depois ao Mediterrâneo, este episódio conta a história dos oceanos - as ondas ferozes, enormes furos de maré, correntes globais e os perigos futuro do aquecimento global.


  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário