Peixe Palhaço

Peixe Palhaço




CONHEÇA O PEIXE-PALHAÇO

Peixe PalhaçoPodemos classificar o peixe-palhaço como encantador, colorido e desajeitado! O colorido de seu corpo chama a atenção. Pode-se dizer que é um peixe exótico, cuja cor laranja e as tiras brancas ou azuladas, assim como a maneira desalinhada e desajeitada de nadar, dão sentido ao nome: Peixe-Palhaço.
Seu habitat natural são as águas tropicais e subtropicais, principalmente os recifes de corais do Indo-Pacífico, mas podem ser encontrados, em menor quantidade, no Caribe e no Mar Vermelho.
 Os Peixes-Palhaço, também denominados Peixes da Anêmona, são da família Pomacentridae e de várias espécies, dentre as quais, as mais conhecidas são o Palhaço Tomate, o Palhaço Comum (Ocellaris), o Palhaço Sebae e o Palhaço Marrom e todas sobrevivem em cativeiro sem grandes dificuldades.
O peixe-palhaço tem o corpo revestido por um muco que o protege dos espigões venenosos existentes nos tentáculos de grandes anêmonas. Isto permite abrigar-se dos predadores entre os perigosos tentáculos, sem ser atacado e comido pelas anêmonas. Todos os peixes-palhaço começam a vida como macha que, eventualmente, podem mudar de sexo. Quando isto acontece, a fêmea passa a dominar um grupo de machos.
Venha já para o Museu do Mar conhecer 5 espécies de peixe – palhaço, entre eles o conhecido “Nemo” e sua companheira “Dori” em nossos aquários com peixes maravilhosos do Oceano Índico, Pacífico e Atlântico.

As anêmonas do mar são perigosas para a maioria dos peixes pequenos, porém o peixe palhaço convive muito bem com o veneno da anêmona.

DOCUMENTÁRIO CIENTÍFICO 



Publicado em 25/02/2013
O peixe que mudou a perspetiva que uma geração tinha do mar... 
Descubra o mal que você pode fazer se comprar um simples peixe...
Estrela de Cinema em Extinção ?


O Peixe-Palhaço e as anêmonas

o peixe-palhaço vive nas anêmonas que ficam em pequenas colônias.
Se ocorrer o fato de nenhum dos peixes ser fêmea, para que se reproduzam, um macho, geralmente o maior, muda de sexo para dar continuidade à espécie.
Na reprodução, a fêmea desova no ambiente marinho e o macho fecunda os ovos com seu esperma.
Em relação a esta reversão sexual, é interessante destacar que é uma transformação hormonal e ocorre de acordo com a necessidade da colônia ou do local em que eles se encontram.Esses simpáticos peixinhos da foto ao lado medem cerca de cinco centímetros e pesam, no máximo,150 gramas.
Pequeninos no tamanho, mas exuberantes na vibração de suas cores, os Peixes-Palhaço possuem a capacidade de alternar seu sexo.
Isso ocorre quando há necessidade dessa mudança, ou seja, eles nascem machos e, de acordo com a natureza de cada um, transformam-se em fêmeas ou não.


Um comentário:

  1. É melhor estudar do que
    Quando crescer ficar sem o estudo
    O estudo sempre tem que ficar guardado no coração e nunca esquecer do estudo...

    ResponderExcluir