Tubarões





Tubarões dormem?

Sabias que os tubarões não dormem e que grande parte deles nada sem parar?
Os tubarões são animais predadores, ou seja, caçam os peixes de que se alimentam e que, ao contrário dos peixes, as suas guelras (os "pulmões" dos peixes) não mexem sozinhas e, se pararem, deixam de "fazer entrar" água - que contém oxigénio - para "respirarem.


Os tubarões são peixes valiosos, pois desempenham um papel crucial na limpeza dos oceanos, tragando animais mortos e refugos.

Os tubarões são os animais mais capacitados sensorialmente. Tem uma capacidade incrível de perceber estímulos de todos os tipos, sendo capaz de perceber uma gota de sangue em um milhão e meio de gotas de água a uma distância de 30 metros. O olfato é fantástico, e a sua audição e a linha unilateral estão ligadas e funcionam como radares para perceber vibrações na água. São dotados de uma espécie de sensores elétricos e por isso consegue perceber a sua presa através dos impulsos elétricos. São carnívoros tendo em sua dieta composta de peixes, crustáceos, lulas, polvos, tartarugas, raias e outros cações. Habitam as águas costeiras e oceânicas, desde a superfície ao fundo em quase todos os oceanos e mares. Podem viver até 80 anos.

Em geral, preferem águas mornas o que os faz nadar em direção as praias. Ao contrario do que se pensa, os tubarões não gostam de carne humana, mas sim os confundem com suas presas e por isso atacam. Dentre as 375 espécies existentes, cerca de 30 já atacaram os seres humanos, e desses 30 apenas 5 são considerados os mais perigosos. São eles:

Tubarão Branco, 
Tubarão Tigre, 

Tubarão Cabeça-chata,


Tubarão Galha preta,

Tubarão Mangona.
No Brasil existem cerca de 80 espécies, dentre eles o tubarão branco, um dos mais raros.
As principais espécies encontradas no Brasil são:


Classe - Chondrichthyes
Ordem- Carcharhiniformes

Ocorrem no litoral brasileiro, particularmente no norte e nordeste.

Em todo o mundo são conhecidas cerca de 380 espécies (oitenta no Brasil), cujos tamanhos podem variar de 15 cm a 18 m de comprimento, sendo que em torno de trinta espécies já provocaram, comprovadamente, acidentes com o homem.

Destas, os registros demonstram que somente doze, no litoral brasileiro, são perigosas e realmente podem atacar banhistas, surfistas, pescadores e mergulhadores. 

Basicamente marinhos e pelágicos, habitam as águas costeiras e oceânicas, da superfície ao fundo, em praticamente todos os oceanos e mares.

Possuem hábitos alimentares carnívoros, tendo uma dieta regular de peixes, crustáceos, lulas, polvos, tartarugas, raias e outros cações.
 
Principais espécies que ocorrem no Brasil:
  • Tubarão azul (Prionace glauca) - É comum em toda a costa brasileira. Seu tamanho chega a 3,8 metros. É uma espécie oceânica, alimentando-se preferencialmente de lulas.
  • Tubarão baleia (Rhiniodon typus) - Comum no Norte e Nordeste. Pode medir 18 metros de comprimento. É o maior tubarão que existe. É uma espécie, oceânica, alimentando-se apenas de plâncton. Apesar do tamanho, é inofensivo ao homem.
  • Tubarão cabeça-chata (Carcharhinus leucas) - Comum em toda a costa brasileira. Mede até 3,5 metros, vive próximo às zonas de estuário. Há registros desses animais no rio Amazonas.
  • Tubarão galha branca oceânico (Carcharhinus maou) - Assim como o tubarão azul, é comum em todo o Brasil. Atinge 4 metros de comprimento, alimentando-se de pequenos peixes de alto-mar. Considerado um tubarão muito agressivo.
  • Tubarão galha preta (Carcharhinus limbatus) - Comum no Norte e Nordeste do Brasil. Mede 2,5 metros. Vive em águas temperadas tropicais. Alimenta-se de peixes pequenos e de invertebrados.
  • Tubarão lixa (Ginglymostoma cirratum) - Ocorre em toda a costa brasileira. Chega a medir 4,3 metros. Vive próximo ao fundo do mar, alimentando-se de invertebrados. É uma espécie considerada inofensiva ao homem. Não possui dentes afiados como a maioria dos tubarões.
  • Tubarão mako-cavala (Isurus oxyrinchus) - Ocorre em toda a costa brasileira. Mede 4 metros de comprimento, possui excelente habilidade para nadar, é uma espécie oceânica, alimentando-se de peixes de alto-mar e de outros tubarões.
  • Tubarão martelo (Sphyrna lewini) - É comum em toda a costa brasileira. Atinge 4,2 metros de comprimento. Sua cabeça possui formato curioso que lhe dá o nome de martelo: são duas laterais proeminentes na cabeça, onde localiza seus olhos. Alimenta-se de animais escondidos na areia do fundo do mar. É considerada uma espécie semi-oceânica.
  • Tubarão raposa (Alopias vulpinus) - É uma espécie comum nas águas tropicais do litoral brasileiro. Chega a medir 5,50 metros. Possui uma cauda curiosa, que mede o mesmo tamanho do seu corpo. Alimenta-se de outros peixes comuns em alto-mar.

  • Tubarão tigre (Galeocerdo cuvier) - Ocorre em toda a costa brasileira. Pode atinguir 9 metros. Vive em águas tropicais, alimentando-se tanto de peixes quanto de invertebrados. É considerada uma espécie agressiva ao homem.

Algumas regras para banhistas evitarem acidentes com tubarões:
  • Ficar sempre em grupo. Os tubarões normalmente atacam banhistas solitários
  • Não se afastar demasiadamente da praia, onde estará isolado e longe de assistência
  • Não avançar para águas muito profundas, não ultrapassando, de preferência, o ponto onde alcança pé
  • Evitar nadar de manhã cedo e ao final da tarde, quando os tubarões são mais ativos
  • Não entrar na água, se estiver sangrando de um ferimento
  • Não usar jóias brilhantes ao entrar na água
  • Não bater constantemente na água e evitar banhar-se com pequenos animais
  • Cuidados extras são necessários, quando a água estiver muito suja


DOCUMENTÁRIO DISCOVERY CHANNEL
TUBARÕES

REPRODUÇÃO DO TUBARÃO

                                                           
                                                                                                                     Documentário           
                                            
Discovery na Escola
Documentário e Quiz

TUBARÃO SALTA ENTRE DOIS SURFISTAS
7 TUBARÕES MAIS PERIGOSOS DO MUNDO



TUBARÃO, O PREDADOR DOS MARES.


O grande Tubarão Branco


OVOS DE TUBARÃO







OVO DE RAIA










TUBARÕES EM RISCO DE EXTINÇÃO

Campanha pela moratória da pesca de tubarões na costa brasileira.
Toda pessoa que se junta a esta campanha aumenta nossa força de ação. Por favor, separe um minuto para assinar essa PETIÇÃO e compartilhar este link com todos que você conhece: 

http://www.avaaz.org/po/petition/Tubaroes_em_risco_de_extincao_Campanha_pela_moratoria_da_pesca_de_tubaroes_na_costa_brasileira/?tvjfigb

Cerca de 100 milhões de tubarões são mortos a cada ano para abastecer o comércio mundial de nadadeiras/barbatanas pela prática do "finning", segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). O Finning é uma prática cruel, que está dizimando os tubarões por todo o mundo. Nela, o animal é capturado e suas nadadeiras/barbatanas são cortadas. O tubarão é jogado de volta ao mar, sangrando e incapacitado de nadar, tendo uma morte agonizante.
A pesca para obtenção das nadadeiras/barbatanas de tubarão é uma ação predatória e insustentável, ameaçando seriamente a sobrevivência das populações de tubarões.
Esta crueldade já dizimou um número inacreditável: Mais de 90% da população de grandes tubarões do mundo foi exterminada. porque esta brutalidade é mais rápida que a sua capacidade de reprodução. E em nosso litoral, 67% das espécies de tubarões já estão correndo algum tipo de risco de extinção. Nos últimos 20 anos, as populações de tubarões declinaram em até 90%, segundo as pesquisas e dezenas de espécies estarão extintas nas próximas décadas.

Vamos fazer a mudança juntos, Instituto Sea Shepherd Brasil
Fonte : facebook

Um comentário: