INSETOS















Conheça de perto os insetos vampiros, que veem humanos como comida

Microfotografias revelaram o funcionamento de bichos que se alimentam de sangue

30 de agosto de 2012 | 8h 42 Fonte : Jornal o Estadão SP

A ciência os conhece como hematófagos, mas Hollywood os chamaria de vampiros. A galeria mostra insetos e outras classes de animais que ganham a vida se alimentando do sangue de outras espécies, geralmente de maior porte. Entre os alvos preferidos estão os humanos.
Essa forma de se alimentar, à primeira vista, parece reprovável, mas do ponto de vista evolutivo faz sentido. O sangue contém uma grande quantidade de nutrientes, é facil de digerir e permite que pequenos animais se alimentem de presas maiores.
O perigo de ser picado por um destes bichos não está no fato de perder alguns mililitros de sangue, mas no risco de contrair doenças. Os insetos mostrados aqui podem transmitir dengue, alergia, febre amarela e doença do sono, entre outros males


Esta mosca listrada (Tabanus lineola) é encontrada em partes dos Estados Unidos e no Golfo do México. Nesta espécie, a fêmea é quem pica. Os machos são inofensivos






A mosca tsé-tsé (Glossina fuscipes fuscipes) é encontrada na África tropical. O sangue perdido é o menor dos males. Ela transmite a doença do sono, enfermidade que pode ser fatal.




A fotografia captou um momento íntimo, quando dois percevejos-de-cama acasalavam. Eles se alimentam de sangue humano e causam machucados na pele e reações alérgicas



Este carrapato está de barriga cheia depois de se alimentar de uma ovelha. Para se conseguir este nível de detalhamento, foi feita uma foto eletrônica colorida digitalmente



O nome impõe medo. O chamado "inseto assassino" se encontra em várias partes do mundo e tem uma picada dolorosa. Ele injeta a saliva em suas presas. O líquido corrói os tecidos, mata a presa e faz uma pré-digestão, antes de o inseto de alimentar.
  

Vista tão de perto, esta pulga parece ameaçadora, mas ela não ataca humanos, prefere o sangue do morcego-anão








Conhecido como mosquito tigre, o Aedes albopictus é responsável por várias doenças, entre elas dengue, febre amarela e o vírus do oeste do Nilo. Originário das áreas tropicais e subtropicais da Asia, este inseto se espalhou por vários países do mundo.




A foto mostra uma pulga de areia macho na pele do seu hospedeiro.





O piolho-caranguejo infesta os seres humanos e se alimenta exclusivamente de sangue. Também é conhecido por piolho-da-púbis, por conta da região em que costuma se hospedar.





Esta foto captou o momento exato em que um mosquito se alimenta de sangue humano.









MICROFOTOGRAFIAS DE INSETOS

Ácaros
Ácaro de poeira

Ácaro de Farinha

Ácaro de Tapete

Piolho parasita do cabelo humano

Chato - Piolho parasita pubiano
Chato

Pulga de gato

Pulga Humana

Mosca
(Mosca domestica)

Formiga


Cigarra

Pulgão parasita de plantas

mariposa

Louva-de-Deus


Olho de abelha




Um gafanhoto ao lado de sua exúvia (esqueleto externo) após uma troca de exoesqueleto.
Exúvia é o nome do exoesqueleto quitinoso de artrópodes deixado quando realizam uma muda (ecdise)para crescer.


Nenhum comentário:

Postar um comentário