segunda-feira, 23 de setembro de 2013

NUDIBRÂNQUIOS











  • Nudibrânquios










  • Os nudibrânquios constituem uma subordem de moluscos gastrópodes marinhos pertencente à ordem dos opistobrânquios, na qual se encontram, por exemplo, as lesmas-do-mar. Tais animais possuem as brânquias desprotegidas, fato que legitima seu nome. WikipédiaEmbora sejam moluscos gastrópodes, o estádio adulto perdeu completamente a concha, bem como a cavidade paleal ou opérculo, o que permitiu a estes organismos assumirem formas muito diversas.
    Classificação: Ordem
    Classificação superior Nudipleura
    Classificação inerior:Eubranchidae, janolidae, Phyllidiidae, etc
    Aparentados com os búzios e os caracóis, os nudibrânquios são pequenos predadores marinhos de cores e formas inesperadas e espetaculares. Ainda pouco conhecidos, em Portugal têm-se  a realizado alguns estudos sobre a sua biologia.
    Os nudibrânquios são pequenos seres vivos marinhos, de cores e formas exóticas, cuja espectacularidade atrai tanto biólogos marinhos como fotógrafos submarinos.
    Existem cerca de 3000 espécies no Mundo, quase todas de água salgada, desde as regiões tropicais até aos mares da Antártida. O seu tamanho varia entre os 3 mm e os 28 cm, medindo a maioria entre 5 a 7 cm.Os hábitos alimentares e as estratégias utilizadas por este grupo de seres vivos na defesa contra predadores, e no ataque a presas, são extremamente eficazes. Estão muito bem preparados para se defenderem dos predadores, normalmente peixes de pequeno e médio porte, uma vez que podem assumir a cor das suas presas, onde se refugiam. Esta característica é também extremamente útil quando pretendem atacar anémonas, esponjas, etc.

    Todas as espécies de nudibrânquios conhecidas são carnívoras, e a maioria são predadores especializados, muito selectivos no tipo de presas. Dentro de uma mesma família é normal encontrar diferentes espécies a alimentarem-se de presas muito semelhantes. Quando se alimentam de anémonas ou outros organismos com células venenosas, têm a capacidade de ingerir essas mesmas células venenosas – nematocistos – destes animais, e utilizá-las em defesa própria.

    Existem espécies, inclusive, nas quais a metamorfose do estádio larvar para o adulto está dependente da presença de uma espécie-presa particular. A longevidade dos nudibrânquios também pode estar associada à das suas presas, sendo reconhecidas duas categorias de nudibrânquios: aqueles que se alimentam de presas efemeras, como os hidrozoários, que tendem a exibir várias gerações de curta duração em cada ano; e os que se alimentam de presas não sazonais, como as esponjas, que podem viver durante um ano ou possivelmente mais tempo.

    Os nudibrânquios alimentam-se usando uma estrutura especializada chamada a rádula, que significa em latim “raspador”. A rádula é um orgão laminar, resistente, munido de numerosos dentículos, que reveste uma formação muscular lingual, e que executa essencialmente funções de mastigação. A forma e número de dentes radulares é variável de espécie para espécie, e a morfologia radular é um carácter importante na identificação de nudibrânquios.
    Os nudibrânquios são hermafroditas. Possuem os orgãos sexuais feminino e masculino, sendo a cópula recíproca, ou seja, ambos os indivíduos dão e armazenam espermatozóides.  Os orgãos reprodutores abrem para o exterior do lado direito do corpo, e os indivíduos realizam a cópula colocando-se em direcções opostas, com o lado direito de cada um junto ao par. O hermafroditismo tem a vantagem de que cada encontro com um indivíduo maturo da mesma espécie é uma cópula potencial, aumentando desta forma as possibilidades de fertilização, podendo cada indivíduo pôr ovos e maximizando o esforço reprodutor. A autofertilização é provavelmente possível em muitas espécies, mas pouco vulgar.










    Nudibrânquios: PÕEM OVOS






    Os nudibrânquios normalmente efectuam as suas posturas sobre o organismo do qual se alimentam, ou num objecto proeminente das imediações. Muitas vezes as posturas são a única indicação de que existem nudibrânquios presentes no local, dadas as suas reduzidas dimensões. O tamanho, forma e cor das posturas de nudibrânquios também são um caracter distintivo da espécie.



    Nudibrânquios: A CURA PARA O CÂNCER. 







    NUDIBRÂNQUIOS

    NADANDO
                
     LESMAS DO MAR
    BAILARINA ESPANHOLAS


    Nudibrânquio devorando outros menores


  • 2 comentários:

    1. Parabéns Tania, o Blog está maravilhoso! Um Abraço, Adileia.

      ResponderExcluir
    2. Queria muito saber ou conhecer algumas espécies nudibranquios venenosos. Se possivel este é meu e-mail:

      mattithyahkephas@gmail.com

      ResponderExcluir